Notícias

Utilizando o Firewall do Proxmox 5 e implementando segurança no ambiente virtual

Falar que a virtualização veio para ficar, parece defasado em um momento onde o novo padrão é a computação em nuvem, ou nuvens hibridas. Virtualização é o padrão na configuração de qualquer infra estrutura de T.I. e não podemos nos queixar de softwares que cumprem de forma muito satisfatória a tarefa de organizar todas as maquinas virtuais.

 

Uma das ótimas ferramentas de gerenciameto de ambientes virtuais é o Proxmox, ele suporta clusters, alta disponibilidade, storages centralizados, hyperconvergência através do Ceph, containers e muitos recursos de segurança.

 

O Proxmox atraves do uso de virtualização facilita tarefas como a recuperação de maquinas virtuais, criação de novas VMs baseadas em templates e também políticas de seguraça de rede. Tudo em ambente gráfico, com accesso via navegador.

 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o gerenciamento de firewall utilizando o Proxmox 5 em seu próprio console de acesso gráfico; por navegador.
 

Se você quer aprender mais sobre o Proxmox, sugerimos o curso desenvolvido por nós que abrange as versões 3, 4 e 5 do Proxmox, neste link: Curso Proxmox

 

A configuração de firewall do Proxmox, permite configurar de forma conjunta, todos os hosts pertencentes a um cluster, também é possível configurar regras individuais em cada host.


O Host é o computador com o Proxmox instalado, nele rodam as maquinas virtuais. Se você tem um Host com acesso a Internet, pode querer bloquear os acessos de IPs não autorizados a interface de administração ou SSH, por exemplo.

 

Você também pode configurar regras de firewall diretamente nas maquinas virtuais. Isso evita a necessidade de configurar o firewall no sistema operacional dentro das maquinas virtuais, padronizando as regras através da mesma interface.

 

Abaixo, criamos um vídeo para explicar o funcionamento e as configurações de Firewall no Proxmox na prática e em detalhes:


 

 

O Proxmox utiliza o Iptalbles para bloquear os accessos não solicitados, ferramenta de grande confiabilidade que a muito tempo é a o padrão de firewall nas distribuições Linux.

Esperamos que com a leitura introdutória do artigo e a visualização do vídeo, você seja capaz de analisar a necessidade de adoção do firewall e como fazê-lo. 

Se precisa de mais informações sobre o Proxmox, arquitetura de nuvem, preencha o formulário na área fale conosco de nosso site e teremos o prazer em responder.

 


Fontes:
https://pve.proxmox.com/pve-docs/pve-admin-guide.html#chapter_pve_firewall
https://pve.proxmox.com/wiki/Firewall

 

Deixe seu comentário:

Confira também:

Adequações a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados

Agora somos Parceiro Oficial da Proxmox

Artigo - Usando Storage Distribuído com Proxmox e Ceph.

2024 © TecnoApp Soluções - Todos os direitos reservados